4 dicas para uma boa comunicação nas redes sociais

Em 19/08/2016


Um bom posicionamento nas redes sociais não se resume apenas a constante publicação de material. A frequência das postagens é um fator importante, entretanto, a maneira como você ou sua marca se comunica está em um degrau mais elevado nessa escala.


Vamos explorar aspectos da comunicação que podem fazer a diferença na criação de um bom relacionamento com seus fãs.


1 - COMPREENDER AS MÍDIAS


Cada rede social possui uma função interessante para comunicação da sua marca. As estratégias devem ser traçadas de acordo com cada mídia, por isso, é necessário compreender as características das redes sociais. No Facebook, por exemplo, cabe explorar imagens com textos de apoio que podem levar o usuário a acessar o seu site para um determinado fim. As “chamadas para ação” (call-to-action) são muito eficientes nesse meio. Já o Instagram possui uma função específica de engajamento através de imagens, onde o seu fã irá apenas interagir por meio de curtidas (poucos comentam). Torna-se um canal apenas de exposição de conteúdo e interesse por empatia.


2 - PERSONALIDADE


Definir uma personalidade para a sua comunicação pode parecer óbvio, pois, em muitos casos, é o próprio perfil do fotógrafo. Porém, uma reflexão nesse aspecto pode ser interessante. A personalidade é a voz da sua marca, o tom que as mensagens receberão. Essa definição tem muito a ver com o público que o seu trabalho deseja alcançar. Optar por uma comunicação extrovertida e irreverente pode ser interessante para um público mais jovem, mas deve-se considerar um equilíbrio para não depreciar a percepção de profissionalismo e seriedade do seu serviço. Já uma comunicação séria demais pode não adequar-se ao momento que as pessoas estão navegando pelas redes sociais.


3 - UNIDADE VISUAL


Manter a mesma linguagem visual em todos os meios é muito importante. Em todas as redes sociais, utilize a mesma comunicação, unifique a sua imagem de perfil. Além de proporcionar um fácil reconhecimento por parte dos seus fãs, o seu público fica familiarizado independente do canal que esteja visualizando. Manter uma unidade visual causa a sensação de “ambiente familiar”, ou seja, transmite a ideia de confiança e segurança na sua marca.

4 - ENGAJAMENTO


Ter centenas de fãs não é uma tarefa muito difícil, basta investir em anúncios pagos utilizando imagens bacanas. Logo seu número de seguidores começará a crescer. Agora, engajamento de verdade exige comprometimento e dedicação. Engajamento é envolvimento e relacionamento com os seus fãs. Além de postar um material legal de acordo com a sua estratégia, é necessário responder aos comentários e criar uma conversa com seu futuro cliente. Quando você enxerga dessa forma, as chances de você conquistá-lo aumentam consideravelmente.



Espero que essas dicas ajudem você a refletir e aperfeiçoar a comunicação da sua marca. Apresentei aspectos específicos das redes sociais, porém a comunicação deve ser entendida como um todo e estar inserida na cultura do seu negócio.


Uma marca sólida se constrói com propósito, valores e objetivos. Saber comunicar é apresentá-la de maneira eficiente ao seu público.


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