5 características do fotógrafo empreendedor - primeira parte

Em 22/07/2016


O fotógrafo profissional é um empreendedor.

Nessa primeira parte, iremos explorar 5 características que aumentam as chances de sucesso de um fotógrafo nesse mercado tão concorrido.

Esse texto possui fundamentação no artigo exposto pela ONU onde mapeou as principais características empreendedoras que servem para todas as áreas.


1 - BUSCA DE OPORTUNIDADE E INICIATIVA


A primeira característica empreendedora do fotógrafo é a habilidade de se antever aos fatos e gerar oportunidades de criar novos serviços e produtos. Fotografia é um produto. Isto pode ser chocante para alguns, mas além de arte, a fotografia é um produto físico com valor de mercado. Quando você aceita isso, o seu universo muda.


Faça a seguinte pergunta para si mesmo: quantos novos produtos e serviços eu criei ou implantei nos últimos 2 anos?


#ficadica: A busca por oportunidades está ligada ao quanto você está interessado em crescer profissionalmente e a pró-atividade impulsiona suas ações para alcançar os seus sonhos.


2 - PERSISTÊNCIA


“Nada no mundo se compara à persistência. Nem o talento. Não há nada mais comum do que homens malsucedidos e com talento” - Calvin Coolidge


Persistência é a segunda característica. Busque o sucesso com muito empenho e determinação. De acordo com as situações, será necessário mudar a estratégia, ajustar o método, traçar novos objetivos, mas a persistência nunca deve mudar. Muitos profissionais bem sucedidos relatam a dificuldade que enfrentaram no início da caminhada com a falta de conhecimento, estrutura, equipe e todas as adversidades impostas pelo mercado. Porém, a persistência fez com que os obstáculos fossem transpassados e o aprendizado com cada tombo tornou-se o mais forte aliado.


#ficadica: Seja persistente todos os dias e não desista nas primeiras barreiras que irão aparecer,

assim, os degraus da escada para o sucesso começarão a ser percorridos.


3 - CORRER RISCOS CALCULADOS


O empreendedor precisa assumir desafios e responder por eles. A terceira característica trata exatamente da avaliação de riscos, calculando o potencial positivo e negativo de uma ação. A ideia é avaliar alternativas diversas para tomar decisões, buscar reduzir as chances de erro e aceitar desafios moderados com boas chances de sucesso. Correr riscos é necessário em qualquer tipo de negócio, mas melhor ainda se puder ser mensurado antecipadamente.


Muitos fotógrafos logo pensam em abrir um estúdio, ter uma estrutura própria e equipe. Já outros nem querem pensar em gerenciar um espaço com gastos fixos que precisam ser cumpridos mês a mês. A necessidade e os objetivos de cada um vão guiar as decisões, entretanto é válido lembrar, que sem riscos, os sonhos tornam-se quase inalcançáveis.


#ficadica: Pesquise e avalie os riscos necessários que você deverá encarar para tonar-se um profissional de sucesso.


4 - EXIGÊNCIA DE QUALIDADE E EFICIÊNCIA


Faça sempre o melhor. A quarta característica é a Exigência de Qualidade e Eficiência. Reserve um tempo para estudar maneiras de melhorar o seu negócio a fim de superar as expectativas do cliente. A exigência com a qualidade das suas fotos produz uma reação em cadeia sob cada aspecto que envolve o seu trabalho, desde o atendimento, até o cumprimento dos prazos.


Quando a qualidade do seu trabalho começa a cair é hora de parar e refletir sobre o modelo do seu negócio. Talvez você esteja com muito trabalho e não consiga dar conta de proporcionar qualidade em larga escala ou talvez o valor (preço) do seu serviço não esteja compatível com o que você pode oferecer. Ou ainda, é o momento de buscar aperfeiçoamento na área e experimentar novas técnicas e estilos (sempre é hora de fazer isso).


#ficadica: A qualidade e eficiência do seu trabalho é percebida pelo cliente em cada detalhe, por

isso, invista tempo no aperfeiçoamento do seu produto e, principalmente, do atendimento.


5 - COMPROMETIMENTO


Esse é o ponto essencial de qualquer negócio: o Comprometimento. Muitos profissionais de todas as áreas enxergam o comprometimento como a base para o sucesso. E, de fato, ele é. Essa característica vai muito além do que entregar o material dentro do prazo. Não que extrapolar o prazo seja normal e aceitável (apesar de muitos encararem dessa forma), mas cumprir o prazo está dentro do tópico anterior. Quando você entrega as fotos ou qualquer produto dentro do período proposto, você está cumprindo com o requisito de Qualidade e Eficiência. O seu serviço é pontuado com qualidade na percepção do cliente.


Essa característica empreendedora está ligada ao quanto você está comprometido com o que está propondo ao cliente. Envolve sacrifício pessoal. O empreendedor traz para si mesmo as responsabilidades sobre os resultados, seja o sucesso ou o fracasso, atua em conjunto com toda a sua equipe e coloca o relacionamento com os clientes acima das necessidades de curto prazo.


O comprometimento real e verdadeiro é muito forte. Pode ser a diferença entre o fracasso e o sucesso. Quando você está realmente comprometido, as outras características tornam-se naturais: você é um empreendedor com iniciativa e está sempre em busca de oportunidades, a persistência faz parte do dia-a- dia, riscos são avaliados e aceitos para alcançar os objetivos, a qualidade do seu trabalho melhora a cada dia.


#ficadica: Reafirme o comprometimento com o seu negócio todos os dias. O resultado do sucesso ou do fracasso depende disso.


CONCLUINDO


Essa não é uma receita de bolo, mas, com certeza, pode ajudar você a se tornar um profissional diferenciado. O primeiro passo é refletir sobre cada característica, realizar um autoexame para visualizar o estado atual do seu negócio. Depois, comece a desenvolver essas habilidades, buscando mais conhecimento e aperfeiçoando aos poucos.

O que você achou do texto? Fez sentido pra você?

Deixe um comentário para compartilhar suas ideias.


Lista VIP - Faça parte

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

cadastrar

Não faria novamente

Em 04/07/2016


Saber a hora de dizer "não" é muito importante.Não! Agora, não.Eram 20h e mantive minha decisão. É que minha sobrinha estava para nascer e eu não teria outra oportunidade de ver tal cena. Apesar de atrasados, o trabalho podia esperar, afinal de contas, durante toda a madrugada era o making of, o trabalho de fato, só iniciaria no dia seguinte.Nasceu! Feliz, rodei os 170Km até o local do tr