A que não precisa de legendas

Em 10/06/2016


Acho que vou usar fotografias, afinal, elas valem por mil palavras. Deve funcionar, minha mulher diz que sou calado, que deveria falar mais. Mas será que são mil mesmo?


Ok, concordo, quem atribui as palavras é o expectador. Mas por outro lado, este significado e suas palavras são inspiradas inicialmente por um de nossos sentidos: a visão. Talvez por estar turva, desfocada, ou sufocada pelo cotidiano e seus afazeres, a visão está ficando demasiadamente cansada e acostumada com imagens tão bombásticas que desmerecem as palavras.


Sim, isto mesmo que quero dizer, as fotos estão cada vez mais lindas.


Surrealistas, impressionistas, minimalistas, ilusionistas, tanto faz. Atribui-se desproporcional força criativa e imaginativa nas capturas de cenas teatralizadas por casais, jovens, famílias e seus seguidores, que o verdadeiro significado do que está acontecendo ali fica de lado. E não deve.


Viver a vida e proporcionar lembranças a outrem é muito mais do que ousar vencer os seus limites e criar fotos passíveis de se vencer concursos destemidos e inspiradores. Mais do que ganhar aquela medalha, estamos no mundo para outras missões, como fotógrafos, entregar momentos eternizados em sínteses poderosas de pequenas frações da vida que não retornam mais.


Os fotógrafos mais antenados sabem disto.


Numa conversa informal que tive com um dos fotógrafos mais premiado do Brasil, Nei Bernardes, ele me contou que há um tempo suas fotografias eram lindas, mas lhe deixavam com sensação de perplexidade. Me contou que começou a chegar mais perto, perto mesmo, e que sentiu e compreendeu muito mais aquilo que estava se passando. Descobriu a verdadeira imagem que tinha de fazer: a que não precisa de legendas.


Ah... e esta, além de linda, é poderosíssima, leva às lagrimas e arrebata prêmios.


São estes fotógrafos, o Nei, o Robinson Kunz, o Lucas Lermen, os irmãos Vanassi, o André Mansano e tantos outros que já conheci e sei que conhecerei ainda, que estão preocupados.


Preocupados com o seu legado e com o que vão dizer através de suas fotografias, pois sabem, que mesmo sem legendas, cada fotografia pode ser única e singular, e o significado:


É só seu.

Lista VIP - Faça parte

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

cadastrar

Erick – Minha melhor foto...

Em 31/05/2016


Talvez você pergunte: “Por que começar com a história da melhor foto? Por que não usá-la para fechar o livro com chave de ouro...?” Se tiver algum reconhecimento a fazer para algum dos meus clientes, certamente este cliente é o meu querido Erick. Ele tinha dois anos e meio quando o conheci. Aliás, primeiro conheci seus pais que cercado de cuidados procuravam me preparar para buscar, b