Como fazer um orçamento de fotografia?

Em 23/02/2017


Existem diversas maneiras de montar um orçamento de fotografia. A criatividade nessa hora é muito importante para envolver o seu futuro cliente e transmitir o profissionalismo que ele terá ao contratar o seu trabalho.


Atualmente, tem se usado muito o modelo de proposta em forma de apresentação com grande apelo visual. Aliás, tratando-se de fotografia, nada mais adequado do que “encher” os olhos do seu futuro cliente com belas imagens.


Independente do formato, há 6 pontos essenciais que devem ser abordados na sua proposta para evitar ruídos de comunicação e talvez problemas futuros. Vamos conversar sobre cada um desses pontos.


Preparamos uma SURPRESA muito legal para você.

Leia até o final do artigo :)


O que será fotografado



É necessário especificar o que será fotografado com detalhes.


Tudo bem, não precisa dizer a cor do cadarço do sapato esquerdo, mas também não seja vago demais dizendo apenas que é um ensaio fotográfico. Explore um pouco mais os aspectos macro do evento fotográfico, como o objetivo central, número de participantes, o local.


Algumas dicas:

> Se for um evento, cite o tipo de evento, local, número de convidados.

> Se forem produtos, descreva quais são os objetos e quantidade.

> Se for um ensaio, especifique o local (ou pelo menos se é interno ou externo) e as pessoas que serão fotografadas.


Quantidade de fotos entregue



Seja claro quanto ao número de fotos que será entregue. Esse fator irá influenciar o volume de trabalho e demanda da equipe, mais diretamente na pós-produção, durante o tratamento das imagens.


Se o cliente não souber o número exato que gostaria, você, como profissional, deve indicar uma estimativa ideal para suprir a necessidade. Uma ideia seria colocar algo como “o material será entregue com um mínimo de 50 e máximo de 60 fotos”.


Depois, no item que descreve os valores, você pode indicar os valores para compra de fotos adicionais.


Delimitar a quantidade é importante para qualquer trabalho envolvendo a fotografia, seja o número de fotos de um ensaio entregue em CD ou o número de fotos que farão parte do book de casamento.


Também é uma das maneiras de garantir um valor justo pelo seu trabalho, pois quando se deixa em aberto esse item, o fato é que o fotógrafo vai trabalhar mais do que imaginava.


Prazo para entrega do material



Assim como a data do evento já está previamente marcada (na maioria dos casos), você também deve colocar o prazo para entrega do material.


O mais comum é escrever “tantos dias após o evento”.


Acostume-se, alguns clientes sempre vão dizer que o prazo é longo demais, isso faz parte. Entretanto, em 90% dos casos é bem tranquilo, basta justificar o processo, desde que você cumpra com o prometido.


Por isso, vale mais prolongar um pouco a data de entrega e garantir a efetividade desse item, do que espremer o prazo para agradar em um primeiro momento e não conseguir cumprir. Isso queima legal o filme.


Formato dos arquivos ou impressos



Muitos fotógrafos deixam de lado esse item, colocando apenas o formato da entrega, mas ele é essencial para garantir um ótimo fechamento do processo.


Lembre-se, o seu serviço pode ser espetacular durante todo o processo, entretanto, a avaliação final do cliente se dará com o material em mãos. Isso pode tocar tudo por água abaixo se não for exatamente como o cliente estava imaginando, ou melhor, como ele interpretou na proposta.


Por isso, é necessário detalhar o material que será entregue.


Se for um book, coloque as especificações técnicas como: dimensões, tipo de capa, tipo de folha, número de páginas, acabamento e o que mais julgar imprescindível.


Se o material for em mídia digital, então, além de citar o meio de entrega (DVD, CD, pen-drive, download na web), é preciso detalhar o formato dos arquivos, como por exemplo: imagens em formato jpeg, com resolução em alta definição (20x30cm e 300dpi).


Valores e forma de pagamento



Obviamente, se é um orçamento, devem constar os valores de cada serviço. Para isso, seja objetivo, inserindo o valor de cada item sem muito rodeio.

Se aplicar algum desconto, descreva o valor original e então adicione o desconto para que fique claro a situação e o cliente saiba o valor do seu trabalho.


A forma de pagamento é muito importante para explicar as possibilidades ao cliente. Uma dica: é interessante proporcionar a escolha, ou seja, colocar de duas a três opções (à vista, parcelado, com entrada e restante). Assim, o cliente fica com a sensação de poder de decisão.


Validade da proposta



Esse é um item que muitas vezes passa batido.


Colocar um período de validade para a proposta é interessante para se resguardar dos devidos ajustes em valores e prazos mencionados nela.


Além disso, colocar uma validade induz o cliente a acelerar o processo de tomada de decisão, pois poderá haver um aumento nos valores e ele vai perder a oportunidade de pagar menos, caso opte pelo serviço.


-----------------


Os 6 itens descritos acima farão com que o seu orçamento seja completo e repleto de detalhes que passam segurança ao cliente, assim como demonstram profissionalismo desde o primeiro contato. Se você montar uma proposta com esse conteúdo, também será fácil gerar um contrato posteriormente. Mas isso é assunto para outro momento.


Espero ter ajudado de alguma forma.


O que você achou desse post? Você já faz dessa maneira ou discorda de algum ponto?


Comenta aí.


Ahh, e sobre a SURPRESA...


Nós preparamos um modelo de proposta EDITÁVEL em formato de apresentação para você se inspirar.


Para receber seu presente, basta clicar no botão abaixo.


Lista VIP - Faça parte

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

cadastrar

O QUE, COMO E PORQUÊ

Em 06/10/2016


Venho através desse vídeo e próximos que iremos fazer, trazer um pouco da experiência que eu carrego de fotografia, a qual, aprendi com meu pai e com a minha irmã, são 26 anos que estou envolvido na fotografia, e compartilhar um pouco do que aprendi. Nunca gosto de pensar que “sou dono da verdade”, muito pelo contrário, é apenas minha versão de como eu desempenhei, de co