O pré disparo em TTL

Em 20/04/2016


Gosto de fotografar com meu flash em manual. É seguro e não há surpresas. Mas não com Fernanda. Ela era daquelas noivas dinâmicas. Meu assistente não dava conta de se movimentar e manter a mesma distância que havíamos combinado. Numa hora estava sentada conversando, noutra dava pulos de alegria com suas melhores amigas, logo a seguir abraçava seu marido como quem diz, "babem suas trouxas, ele é só meu." Realmente, o cara era bonitão, no lugar dela ficaria feliz e saltitante também.

Nunca gostei do TTL, mas com a Fernanda… TTL é versátil, se adapta, equaliza, entre outros verbos e adjetivos, mas é sempre uma surpresa. Numa foto, um estouro, noutra uma escuridão.

Quando a cena apresenta muitos elementos pretos, ou o contrário, o TTL se perde e responde com a quantidade de luz indicada pelo fotômetro. Se a cena é preta, o fotômetro diz: "bora mandar luz que esse trem tá escuro". Se é clara: "segura as pontas ai que tá sobrando luz!" Mas só você sabe que a luz incidente sobre a cena é a mesma! Então, o que fazer?

Pegue uma cartolina branca e uma preta. Sob a mesma luz, fotometre em zero ambas, e fotografe sem flash. Repare que as duas fotos ficam iguais, cinza. Sim, isto mesmo, cinza! Entendeu porque o flash em TTL erra tanto? Agora, repare que a fotografia que fazemos é de pessoas! Pessoas possuem pele, e a mesma, pode ser entendida como o meio tom da fotografia. Bem, se de alguma forma você conseguir avisar isto para o flash, bingo!! O contexto outrora escuro ou claro já não importam mais, o que o flash viu e avaliou foi a meio tom!

Como fazer:

CANON

FEL (Flash Exposure Lock). Por padrão, quase todas as Canon trazem essa funcão no botão *(asterico). Alguns modelos, ajustaram esta funcionalidade no botão (M-FN) ao lado esquerdo do disparador.

Repare que ao apertar estes botões, acontecerá duas coisas:

1 - O flash pisca
2 - O ponto de foco central pisca. Pisque ele na pele e pronto! Luz perfeita!

Você pode tirar centenas de fotos com a mesma luz! Se passarem 5 segundos sem uma foto, bora apertar os botões novamente, se mudou algo no contexto distânciaxflash, bora fazer novamente.

NIKON

FVL (Flash Value Lock). Por padrão, não vem configurado. Acesse o menu do Lápis, item controles e escolha um botão que você não use. Configure a funcionalidade para este botão. Eu gosto do FN (botão função), ou em alguns modelos, o AF-ON. Mude também a fotometria para pontual.

O que acontece quando for apertado:

1 - O flash pisca

Pisque ele e mantenha o ponto de foco que estiver usando na pele do assunto. Pronto.

Mesma regra da canon, 5 segundos ou distânciaxflash.

E agora Fernanda?

Não importa, seja lá ou cá, direto ou rebatido, meu flash vai sempre te iluminar.

Lista VIP - Faça parte

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

cadastrar

Qualquer um pode fotografar

Em 15/04/2016


Era uma quinta feira chuvosa. Havia algo, um som, e não estou falando do limpador do parabrissssa, que no vai e vem produzia um estridente som como o de areia friccionada contra um vidro, falo de outro, pior. Já estava zonzo. Sacudi a cabeça, estralei os dedos e olhei para o rádio. Opa, descobri, era ele! Estava sintonizado numa dessas rádios "semirock" nas quais as músicas, ou melhor, tra